Sobre

Encontros UFCG do Povo: Educação, Ciência e Tecnologia no combate à pandemia

Nos últimos anos, temos observado inúmeras tentativas de sucateamento e de privatização das universidades públicas, com duros cortes nos orçamentos e priorização de projetos em parceria com a iniciativa privada, que acabam por distanciá-las da população que mais precisa dos conhecimentos que nossas instituições são capazes de produzir. Ao mesmo tempo, observa-se o desmantelamento da democracia e de vários direitos sociais conquistados, em especial o direito à educação, através de propostas que aumentam a exclusão e buscam retroceder à ideia de Educação Superior como privilégio. Na UFCG essa realidade se coloca de forma bastante evidente, devido ao descompasso e descompromisso da atual gestão com as pautas sociais e com a função pública. Por isso, entendemos ser urgente e necessário construir e consolidar um projeto popular de Universidade, voltado para as necessidades e interesses da imensa maioria da população brasileira, a qual vem sofrendo com os efeitos da pandemia e com a falta de políticas públicas que visem salvar vidas.

Em consonância com a proposta alternativa construída e assinada pelas entidades representativas dos diferentes segmentos da UFCG (ADUFCG, DCE, ADUC, ADUFPatos) de Regime Acadêmico Complementar Temporário (RACT), formulamos a presente proposta de promover encontros e diálogos entre comunidade acadêmica e externa, que coloque em evidência as contribuições que as universidades vêm construindo no combate à pandemia, dialogando e abrindo espaços aos movimentos sociais e populares, às entidades e sujeitos que estão na base de nossa pirâmide societária e que, muitas vezes, são propositadamente colocados às margens de nossa instituição.

Precisamos unir forças para construir uma UFCG do POVO, capaz de atender as demandas da população mais pobre e excluída, colaborando efetivamente na construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.

Grupos de Trabalho (Eixos temáticos)

  • 1. Universidade, Conjuntura e Pandemia
    • a. Objetivo: Discutir as relações entre Estado, Sociedade e Educação, bem como o projeto de Universidade brasileira em vigor e aquele que desejamos construir, a partir de um diagnóstico mais amplo acerca do contexto atual e da correlação de forças no cenário nacional e internacional.
    • b. Proposta de temas: Projeto de Universidade, Direito à educação e a saúde, Papel do SUS, Universidade para além do mercado, Fu(a)ture-se, Eleições, Democracia e Paridade, Meio ambiente e agricultura, dentre outros.
  • 2. Movimentos sociais e lutas populares
    • a. Objetivo: Discutir a função social da Universidade Pública e dar visibilidade as ações que vem sendo realizadas entre universidade, comunidades, entidades e movimentos sociais.
    • b. Proposta de Temas: Relação campo e cidade nas lutas pela democracia, Comitês Sanitários de Luta Popular, Agentes Populares de Saúde, Cursinhos populares, Projetos de Extensão, PETs dentre outros.
  • 3. Ciência & Tecnologia no combate à pandemia
    • Objetivos: Debater a importância da ciência e da pesquisa e dar visibilidade para as contribuições que as universidades públicas no combate à pandemia; Compreender o funcionamento da rede de internet (Web e Deep web), a necessidade de democratização do acesso à informação e os interesses em disputa no campo das tecnologias; Debater recomendações de Saúde, pesquisas sobre vacina, transmissão da doença, prevenção etc.
    • a. Proposta de Temas: Pesquisas sobre as condições dos grupos vulnerabilizados no contexto da Covid-19 e de combate à pandemia, valorização da ciência; Inclusão Digital, Software Livre, desenvolvimento de equipamentos e tecnologias populares, dentre outros.
  • 4. Cultura, Arte & Resistência
    • a. Objetivo: Ampliar o acesso à produção artística e cultural local e abrir espaços de interlocução e visibilidade para diferentes grupos de cultura popular.
    • b. Proposta de Temas: Cultura como forma de resistência, cultura de rua, batalha de ideias, saraus, vídeos, performances, realização de mostras culturais, dentre outros.
  • 5. Educação Básica e Superior em disputa
    • a. Objetivo: Promover maior articulação, integração e intercâmbio de experiências entre docentes da Educação Básica e Superior, de modo a compreender melhor os desafios que as/os trabalhadora(e)s da educação enfrentam, sobretudo no momento atual.
    • b. Proposta de Temas: Inclusão digital, EAD, trabalho do(c)ente, Campanha Literária “Ampliando nossa leitura do mundo”

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Trata-se de um evento aberto e flexível, com início em setembro de 2020 e finalização em novembro de 2020, com a possibilidade de que outras pessoas possam propor temas e atividades para compor a programação ao longo desse período.

O formato das atividades é amplo e variado, para atender as demandas e a diversidade das ações e produções que envolvem toda a comunidade e, sempre que possível, promovendo a participação e voz ativa de pessoas da comunidade externa da UFCG.

  • Mesas redondas
  • Lives ou Plenárias
  • Grupos de discussão e debate em salas de reuniões virtuais
  • Relatos de experiência
  • Apresentação de projetos de extensão e das atividades dos PETs
  • Mostras culturais e científicas
  • Atividades práticas de intervenção e de solidariedade ativa
  • Outras atividades livres

As propostas também podem estimular o envolvimento da comunidade em ações de solidariedade ativa que já estejam em andamento e promovendo a arrecadação de itens e materiais para apoiar iniciativas populares, como as ações dos Comitês Sanitários de Defesa Popular e dos Agentes Populares de Saúde.

Outra proposta inovadora e inclusiva consiste em realizar Ciclos literários, com uma ampla campanha de arrecadação, higienização e distribuição de livros, em especial para aqueles/as estudantes que, ao não dispor de equipamentos e condições de acesso, foram excluídos pela adoção do ensino remoto.

Campanha “Eu me preocupo com meu/minha colega!”
“Ninguém fica pra trás! Nenhuma/a estudante a menos!”

É importante que cada atividade proposta conte com, pelo menos, um/a Coordenador/a responsável e com um Relator/a, ou seja, uma pessoa que possa fazer um breve relato por escrito das discussões e repassar à Coordenação do evento, de modo que possamos construir um documento síntese das contribuições ao longo do encontro.

Contamos com o apoio de professores/as de diferentes áreas do conhecimento, das entidades que representam a comunidade UFCG (ADUFCG, ADUC, ADUCPatos, DCE, CAs, SINTESUF) e de diversas organizações e movimentos sociais e populares atuantes no estado da Paraíba e em outras localidades do país.

Portanto, trata-se de uma proposta construída COLETIVAMENTE entre docentes, discentes e corpo técnico-administrativo da UFCG, com o intuito de efetivar um projeto POPULAR de Universidade, voltado para os interesses da grande maioria da população pobre e excluída, de modo que o POVO tenha vez e voz.

Se desejar propor alguma mesa, debate, seminário ou outro tipo de atividade dentro dessa filosofia, preencha o formulário a seguir com seus dados de contato e com o desenho inicial da proposta, para podermos avaliar e incorporar à programação do evento. Podem ser submetidas atividades que já estejam em andamento, de modo a unificar e ampliar as propostas que construímos cotidianamente com esse intuito comum.