Nos últimos anos, temos observado inúmeras tentativas de sucateamento e de privatização das universidades públicas, com duros cortes nos orçamentos e priorização de projetos em parceria com a iniciativa privada, que acabam por distanciá-las da população que mais precisa dos conhecimentos que nossas instituições são capazes de produzir. Ao mesmo tempo, observa-se o desmantelamento da democracia e de vários direitos sociais conquistados, em especial o direito à educação, através de propostas que aumentam a exclusão e buscam retroceder à ideia de Educação Superior como privilégio. Na UFCG essa realidade se coloca de forma bastante evidente, devido ao descompasso e descompromisso da atual gestão com as pautas sociais e com a função pública. Por isso, entendemos ser urgente e necessário construir e consolidar um projeto popular de Universidade, voltado para as necessidades e interesses da imensa maioria da população brasileira, a qual vem sofrendo com os efeitos da pandemia e com a falta de políticas públicas que visem salvar vidas.
Em consonância com a proposta alternativa construída e assinada pelas entidades representativas dos diferentes segmentos da UFCG (ADUFCG, DCE, ADUC, ADUFPatos) de Regime Acadêmico Complementar Temporário (RACT), formulamos a presente proposta de promover encontros e diálogos entre comunidade acadêmica e externa, que coloque em evidência as contribuições que as universidades vêm construindo no combate à pandemia, dialogando e abrindo espaços aos movimentos sociais e populares, às entidades e sujeitos que estão na base de nossa pirâmide societária e que, muitas vezes, são propositadamente colocados às margens de nossa instituição.
Precisamos unir forças para construir uma UFCG do POVO, capaz de atender as demandas da população mais pobre e excluída, colaborando efetivamente na construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.
Trata-se de um evento aberto e flexível, com início em setembro de 2020 e finalização em novembro de 2020, com a possibilidade de que outras pessoas possam propor temas e atividades para compor a programação ao longo desse período.
O formato das atividades é amplo e variado, para atender as demandas e a diversidade das ações e produções que envolvem toda a comunidade e, sempre que possível, promovendo a participação e voz ativa de pessoas da comunidade externa da UFCG.
As propostas também podem estimular o envolvimento da comunidade em ações de solidariedade ativa que já estejam em andamento e promovendo a arrecadação de itens e materiais para apoiar iniciativas populares, como as ações dos Comitês Sanitários de Defesa Popular e dos Agentes Populares de Saúde.
Outra proposta inovadora e inclusiva consiste em realizar Ciclos literários, com uma ampla campanha de arrecadação, higienização e distribuição de livros, em especial para aqueles/as estudantes que, ao não dispor de equipamentos e condições de acesso, foram excluídos pela adoção do ensino remoto.
Campanha “Eu me preocupo com meu/minha colega!”
“Ninguém fica pra trás! Nenhuma/a estudante a menos!”
É importante que cada atividade proposta conte com, pelo menos, um/a Coordenador/a responsável e com um Relator/a, ou seja, uma pessoa que possa fazer um breve relato por escrito das discussões e repassar à Coordenação do evento, de modo que possamos construir um documento síntese das contribuições ao longo do encontro.
Contamos com o apoio de professores/as de diferentes áreas do conhecimento, das entidades que representam a comunidade UFCG (ADUFCG, ADUC, ADUCPatos, DCE, CAs, SINTESUF) e de diversas organizações e movimentos sociais e populares atuantes no estado da Paraíba e em outras localidades do país.
Portanto, trata-se de uma proposta construída COLETIVAMENTE entre docentes, discentes e corpo técnico-administrativo da UFCG, com o intuito de efetivar um projeto POPULAR de Universidade, voltado para os interesses da grande maioria da população pobre e excluída, de modo que o POVO tenha vez e voz.
Se desejar propor alguma mesa, debate, seminário ou outro tipo de atividade dentro dessa filosofia, preencha o formulário a seguir com seus dados de contato e com o desenho inicial da proposta, para podermos avaliar e incorporar à programação do evento. Podem ser submetidas atividades que já estejam em andamento, de modo a unificar e ampliar as propostas que construímos cotidianamente com esse intuito comum.